domingo, 18 de janeiro de 2009

Da série - Fortaleza não é mais a mesma


Depois de uns tempos longe da internet e do nosso blog, resolvi começar o ano contando um pouco da aventura que foi a viagem dos Fenômenos. Escolhemos a capital do Ceará para passar a virada do ano, mas não foi uma boa idéia. Antes que a maioria venha me jogar pedras, vou logo avisando que amo aquela cidade, minha mãe nasceu lá e ainda tenho parentes morando por lá. Passei a maioria das minhas férias ali. Acontece que Fortaleza não é mais a mesma. Parece uma cidade de gringos perdida no Nordeste brasileiro. Não me admiro nada se daqui há alguns anos, a gente tenha que apresentar passaporte para entrar.

Falando sério, a situação não é nada animadora. Circulam pela cidade uma quantidade enorme de europeus e pelo que os guias turísticos nos informaram, eles estão comprando tudo quanto é terreno, hotéis, restaurante, condomínios... Sem falar nas mulheres. Perdemos a conta de quantas prostitutas vimos no meio da rua. Mulheres e meninas se oferecendo durante o dia, no hotel, na praia, na esquina. Um horror!

A seguir, uma série de textos sobre a nossa aventura pelas terras cearenses:



Parte I – A Elba portuguesa

Resolvemos caminhar pela Beira-Mar e comer alguma coisa. Nos aproximamos de uma lanchonete que parecia bem arejada e decidimos parar por lá mesmo. Ela era aberta, sem sinalização ou atendente para nos levar até as mesas ou até alguém responsável pela famosa lista de espera. Entramos na lanchonete e ficamos esperando alguém vir nos atender. Ninguém veio. Foi aí que o Vasco avistou uma mesa sendo liberada e perguntou para o garçom se podíamos sentar. Ele consentiu.

Nos dirigimos até a mesa e, de repente, uma mulher maluca chegou gritando conosco. Olhei e vi que ela parecia uma versão portuguesa da Elba Ramalho. Descabelada era pouco mesmo! A doida começou a gritar com a gente e exigir que nos retirássemos. Segundo ela, nós podíamos ter um “pouco de civilidade” e respeitar quem estava esperando para sentar. Eu achei que ela era a gerente do local e chamei a galera para ir embora, mas o Vasco, que tinha sacado que ela era apenas uma cliente, disse que o garçom havia permitido e que iríamos ficar ali.

A mulher se revoltou. Começou a gritar mesmo, dar lição de moral e de “civilidade”. Chamamos o garçom, mas o bonito correu e se escondeu atrás do balcão. Insisti para que fôssemos embora e foi aí que Vasconcelos soltou toda a sua ira:
- Sua gringa f !@#$%¨&! Vai passar uma chapinha nesse cabelo! Civilidade? Civilidade é o c@#$%!
E continuou...
- E essa m@#$% de garçom? Quer dizer que gringo tem prioridade nesse lugar? Seu bando de cearense burro, essas p@#$% estão roubando a cidade de vocês!

Enquanto o Fenômeno esbravejava, a portuguesa descabelada sentava na mesa, chamara a galera dela e olhava o cardápio. Ninguém veio nos atender. Ninguém veio dizer que a família da mulher estava esperando e, por isso, ela tinha preferência. A briga ficou entre os clientes e NINGUÉM do estabelecimento veio resolver o problema. Nós tivemos que voltar para o hotel, mas só de raiva, fomos comer num restaurante chiquérrimo que tinha lá perto. O atendimento? VIP!

8 comentários:

Dante Accioly disse...

A melhor época para visitar Fortaleza é em setembro/outubro. Antes ou depois disso é Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa. Um caos completo. Passei o último Natal por lá. Devo dizer que ir à querida Praia do Futuro foi tristemente insuportável. Gente demais, camelô demais, turista demais, lixo demais. É uma pena.

Antonio Ximenes disse...

Pessoas.

Antes de tudo.

Acredito que vocês estejam analisando Fortaleza-CE, tendo como única referência... a Beira-Mar.

Sendo assim... concordo com vocês.

Nossa Cidade, durante os últimos 20 (vinte) anos, foi sendo invadida, sistematicamente, por gringos... em sua maioria italianos e portugueses.

No que se refere à Fortaleza, costumo dividir os tipos de Turismo em:

1) TURISMO SEXUAL: O “pior dos piores” gringos da Itália e de Portugal... que buscam aventuras com nossas pequenas-caboclas... que se vendem declaradamente... “lei da oferta-procura”... transformando nossa Cidade em um puteiro colossal;

2) TURISMO “ENXAME DE GAFANHOTOS”: Esses mesmo turistas chegam e inauguram hotéis, pousadas, restaurantes... ficando e sugando a mão-de-obra barata de nosso povo... e quando a galinha de ovos de ouro para de botar... arrumam as malas e os bolsos e voltam para suas terras... deixando para trás as ruínas que acabam sendo tomadas por mendigos e viciados;

3) TURISMO GENTE BOA: São pessoas de bem que nos visitam e acabam ficando decepcionadas com a situação que se encontra nossa boa e velha Cidade.

Na verdade, eu nunca engoli essa estória de turismo em Fortaleza.
Essa sanha de “maquiar” alguns pontos da cidade... onde rola as visitações... e deixando outros lugares em situação de intenso abandono.

Na minha concepção... antes de receber visitas... devemos arrumar a casa.

Nossa casa... devido a inúmeras, corruptas, incompetentes e consecutivas administrações... nunca foi “realmente” arrumada.

Posso citar um exemplo desse descuido... que seria o nosso Centro, que é repleto de construções seculares... mas que estão todas abandonadas e destruídas... tomadas por comerciantes,

Sou de FORTALEZA... e concordo com vocês.

Abração procês.

Anônimo disse...

Tava foda lá.

Anônimo disse...

Muito bom o post e muito bom também o comentário do Ximenes acima (ou abaixo, sei lá). Quanto à histeria da portuguesa... Céus, que grosseria da descabelada, mas o restaurante não conhece essas fichinhas numeradas??? Elas evitam essas cenas lamentáveis. Ainda mais nas férias!

Besos.

(Aqui, somos invadidos por argentinos mesmo. Tudo é mais ou menos feio e desinteressante...)

Anônimo disse...

Eu adoro de paixão "fotaleza', infelismente não é mais a mesma,mas com certeza voltarei.rsrs

Vasco tenha um pouco de CIVILIDADE ! kkkkkkkkkk


bj

Anônimo disse...

Eita, as pessoas apareceram...

Então, levamos um susto com a "situação" da cidade no fim do ano. Eu, que viajo pra lá desde pequena, fiquei muito decepcionada com tudo o que vi.

Antônio,
Não sei se analisamos pela Beira-Mar. Estivemos em muitos outros lugares por lá e a imagem não foi outra não. O fato relatado no texto foi na Beira-mar, entende?? Mas vamos contar outros por aqui. hehehe

Dante,

Toquei o búzio, mas você não ouviu!! :(

Milton,
Acho que lá só rola falar em outra língua. Se você chegar falando enrolado...quem sabe consegue uma mesa??? ;)

Bjos em todos

Ah, Vasco, foi tudo culpa sua...quem manda não ser civilizado? uahauhauahuahau

Anônimo disse...

eu? civilizado? tá. confesso que sou um ogro,mas até eu, que moro em terras inóspitas, sei que um bom chapex(ou prancha,como queiram) faz a diferença em cabelos fuafá como aquele.

de certo a gringa féadapeida não tem o pé na cozinha pra tem um cabelo de bosta-de-rolinha ridículo como aquele.


e me diga: p que essas porra vem faze rnum pa´si com um povo "descivilizado"?

sai daqui ,mané!

vamos ter que expulsar à bala essas porra de novo?

ops, d enovo não porque o D. pedro safado lá fez só uma graça...

às armas! às armas!

Anônimo disse...

Querida Ana Paula (nome da minha irmã) eu estive procurando um nome para um filho que terei provavelmente daqui a uns dois anos e por acaso lisua matéria sobre nomess gente infelizmente não ganha não o seu primeo mexicano é REI adorei e vim somente dizer que o meu nome é ..........................
ARCENIO e nem é composto e se fosse eu ja teria me matado!!!! huahaua.
ps meu pai é muito inteligente mas não é quimico!!!