quinta-feira, 3 de abril de 2008

O senhor e o livro de auto-ajuda

Eu não sou fã de livros de auto-ajuda. Já comprei um ou outro, já ganhei vários, mas tenho preguiça deles. Não entendo como aquilo pode me servir. Tudo bem! Palavras de incentivo são importantes para nos ajudar a vencer obstáculos, mas não tenho a menor paciência para aqueles exercícios de auto-estima. Ganhei um tal de “Você pode curar a sua vida” e nunca consegui terminar o livro. Era um negócio de vá pra frente do espelho e repita três vezes: “Hoje eu serei feliz!”. Por favor, ne? Quem é que dá conta disso? E agora com essa onde de “O segredo”? Nossa, que preguiça!! A Ana Maria Braga vai me ensinar o segredo da vida? Ãnham! Me dá a grana dela que eu também saio ensinando todo mundo!!!

Hoje fui até a Fnac atrás de um livro de direito administrativo (que eu odeio com todas as minhas forças!), e como não achei o que estava procurando, busquei ajuda com uma funcionária. A parte de livros de auto-ajuda fica bem em frente a um balcão de informações e, enquanto a moça procurava o meu livro, comecei a ler os títulos expostos por lá. Cada um mais interessante que o outro. Além dos clássicos, “Quem mexeu no meu queijo”, “Enquanto o amor não vem”, “Nunca desista dos seus sonhos”, encontrei “Como fazer qualquer um se apaixonar por você”, “Não leve a vida tão a sério”, “Ele simplesmente não está afim de você”. Era tanto livro que não dava nem pra raciocinar. E o mais interessante era observar que a maioria era para mulheres e seus relacionamentos falidos.

Eu fiquei olhando alguns junto com duas moças. Elas já foram certeiras no alvo, sabiam até o lugar onde estava o livro. O título? “O que toda mulher inteligente deve saber”. Claro!! Mas além delas, tinha um senhor fuçando tudo por ali. Ele olhava um, olhava outro, até que agarrou um livro e saiu rapidinho. Foi direto para os DVD’s. Eu recebi o que tinha pedido e saí, passei batido pelas caixinhas de seriados (estou tentando me curar do vício) e segui pro caixa. Enquanto estou na fila, abro o meu livro, começo a ler e nem percebi que o mesmo senhor estava atrás de mim.

Fui para um caixa e ele se dirigiu para o caixa ao lado. Enquanto a moça registrava minha compra, dei uma olhadinha pra ver qual o seriado que ele estava levando, mas percebi que ele ficou meio que escondendo o livro, colocando o DVD na frente. Claro que fiz de tudo pra ver o título, né? Ele olhou pra mim, sorriu sem jeito e abaixou a cabeça para assinar o comprovante do cartão. Percebeu que eu tinha conseguido ler. Eu fingi que não prestei atenção, mas é claro que o senhor sacou. Mais do que depressa, ele pegou a sacolinha e saiu. Eu segui atrás, já revendo meus conceitos sobre livros de auto-ajuda. E não é que o mocinho estava levando “Kama-Sutra do sexo oral”? Não sei mais se esse tipo de livro é tão inútil assim.

11 comentários:

Antonio Ximenes disse...

Pessoas.

Meu Problema com os livros de auto-ajuda é o fato de estas obras trabalharem com obviedades.

O Mau é ruim
O Bem é ótimo

Pensar positivo é melhor que pensar negativo.

Para uma leitura descomprometida é legal.

Não é para intelectualizar muito... rs.

Abração.

Dante Accioly disse...

Kama-Sutra do sexo oral?
Safadinho o camarada, hein?

P.S.:
Hoje eu serei feliz!
Hoje eu serei feliz!
Hoje eu serei feliz!
Hoje eu serei feliz!
Hoje eu serei feliz!

Anônimo disse...

pois e, pessoas! o moço levou o kama-sutra do sexo oral ilustrado. pensa bem...muito melhor do que ficar em frente ao espelho repetindo mantras. hihihih

bjs

Antonio Ximenes disse...

Eu tava imaginando:

O cara deveria comprar um livro do tipo:

"Contorcionismo para principiantes"

Para complementar o do Kama Sutra do Sexo Oral... rs.

Putz !!!

Essa foi besta... rs.

Fui.

Abração.

Felipe disse...

O legal é fazer aula prática!!! E depois escrever um livro ilustrado. E não o contrário.

Anônimo disse...

Puxa vida, fiquei imaginando que esse tiozinho podia bem ser meu namorado. KKKKK! Eu também moro em Brasília. Uhu!

Amarilis disse...

Ah, tenho lido sempre vcs. Quando puderem me façam um visita...

Anônimo disse...

Oi Amarilis!

Seja bem-vinda ao sim,pessoas!!! Eu já visitei seu blog, mas não consegui comentar. Vou voltar mais vezes sim.

Bjos

Anônimo disse...

Comecei a ler um livro de alto ajuda uma única vez!
Eu rir muito. Nao sei como alguem pode tirar proveito disso!

bjo

Anônimo disse...

Gente, acho que muitos livros de auto-ajuda só falam de lugar-comum. Confesso que nunca consegui ler um inteiro. E olha q já tentei. Por outro lado, não tenho tanto preconceito com relação a livros entitulados de auto-ajuda. Sei que, como em todo ramo literário, neste também existe muita porcaria, mas temos a mania de já desqualificar o livro só de saber que se trata de "auto-ajuda". Um destes títulos ajudou muito minha família há algum tempo:"Co-dependência nunca mais". Outro dia fui presenteada com um livro deste ramo: "Quando termina é porque acabou!". Ri quando recebi, agradeci, claro!!Achei q não conseguiria ler nem a primeira página. Comecei a ler no avião mesmo e me surpreendi. Nada de conselhos bobos, nem mantras. Bem prático e direto. Até engraçado! Não sei se era o momento, mas valeu a pena! Por estas e por outras, embora nunca tenha conseguido lê-los inteiramente, não tenho preconceito quanto a eles. Afinal, se não fossem de alguma valia, não figurariam toda semana em um dos 10 mais vendidos
Beijão pessoas...saudades!!!
Amália

VascoIJ0neZ! disse...

eu vou processar todos esses livros de kama-sutra ai..
eles na verdade roubaram um arquivo -.doc - do computador central aqui do B da 8.
Malditos hackers!!


ps: saudade chefia! The doors? sem jim morrison? vale a pena?