sábado, 30 de agosto de 2008

Ensaio sobre a cegueira


[...] Penso que não cegámos, penso que estamos cegos,
Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.

José Saramago, trecho de Ensaio sobre a cegueira

Eu li o “Ensaio sobre a cegueira” faz pouco tempo. Já tinha ouvido falar da obra, mas não tinha muita certeza se conseguiria encarar José Saramago. Sempre achei os livros dele difíceis de ler, a forma como ele escreve muito pesada, cansativa. Sei lá, aquele negócio de frases longas demais, sem parágrafos, diálogos corridos, me deixavam com preguiça.

Resolvi enfrentar o livro depois que a Flor botou pilha dizendo que já estava adorando. Devo dizer que o livro é forte! Muito forte! Desde que comecei a ler não consegui largar. Passei mal em algumas partes, fiquei pasma em outras...

A história de uma epidemia de cegueira (reduzindo pessoas a seres que precisam lutar pelas necessidades básicas), uma civilização em colapso e um grupo tentando sobreviver contando com a ajuda de uma mulher, a única que ainda consegue ver,
é assustadora e muito real.

O filme estréia dia 12/09. Estou ansiosa para ver!!!


Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa! Desta vez foi coincidência, mesmo! Senão teria colocado o crédito. Recebi aquele filminho num e-mail de uma amiga que ORDENAVA: "Para teu blog".

Eu obedeci.

Gostei muito do livro.

Beijos.

P.S.- Agora, se ela lê o Fenômenos... Não sei.