segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Aprender a perdoar



Nas últimas semanas temos ouvido falar bastante em perdão. Seja na homilia das missas, nos emails de power point, que temos preguiça só de pensar nas músicas que os acompanham, e até em conversas com familiares naqueles almoços onde todo mundo tira sarro com a sua cara porque até seu primo mais novo já casou, e você provavelmente, ficará para titia (quem tem família grande, sabe do que estamos falando), saber perdoar se tornou discussão presente no nosso meio.

Por que será?

Diante de tudo isso, não tivemos como deixar de postar sobre o assunto. Será que somos apenas nós, ou é comum essa dificuldade em perdoar alguém que realmente te machucou? Na teoria, todos sabemos que guardar rancor, mágoa, ou sei lá o que, por pessoas que por algum motivo , e não adianta aqui entrar nesse mérito, conseguiram tirar de você seus piores pensamentos, faz mais mal para quem sente do que para aquele que o atingiu, mas na prática... A coisa complica.

Como ensinamentos cristãos, recebemos orientações do tipo...rezem pela pessoa, tentem entender o momento que ela está passando, entreguem nas mãos de Deus e coisas assim, e até nos esforçamos para isso, mas sempre vem aquele sentimento ruim quando ouvimos falar o nome do dito cujo. Se esbarramos com o (a) infeliz na rua? Sai de baixo! Volta tudo a tona e aquele pensamento de que todos merecem uma segunda chance, já era!

Isso vale para todas as situações da vida, seja na família, no trabalho, entre amigos e é claro em relacionamento amorosos. Não é exclusividade de namoros, acontecer de alguém te sacanear, te humilhar, te fazer sentir mal e você por um momento acrescentar mais um nome na lista dos que precisa aprender a desculpar.

Alguns de nós, Fenômenos, tem mais facilidade em perdoar, do que outros. Mas isso não faz com que seja mais fácil. O caminho que temos que perseguir para aprender a superar ou entender o outro, ainda está longe. Mas pense... em se tratando de relacionamento, você se dedica, cuida, respeita, se apaixona, faz e acontece e essa pessoa simplesmente te usa, te sacaneia, te explora, te vira as costas sem pensar duas vezes e você simplesmente tem que acordar no outro dia e dizer: “Tudo bem! Não era para ser!” ou então “ Ele (a) teve seus motivos”. “Continuamos sendo bons amigos!”.

Fala sério! Pode ser que depois de muita ajuda de Deus, muito trabalho interior, ou simplesmente a superação, um dia a gente aprenda a lidar com as falhas humanas numa boa, mas por enquanto, dependendo da situação, se esbarrar com o infeliz na rua, a vontade é de passar por cima.

Que o Padre Rambo não nos ouça!!!

8 comentários:

Anônimo disse...

Realmente perdoar é meio difícil! mais com o passar do tempo tudo se supera!Até mesmo aquelas tanqueiras que nos fizeram tanto mal! Eu sou a prova viva disso...
passa que passa bonito...
bjos

Anônimo disse...

Companheiras e companheiro, valeu pela noite. Foi um prazer conhecer a todos. Mesmo com o Campari. Eca, heoheoheheoe. Beijos!

Felipe disse...

Comentário off-topic:

Foi bem legal ontem mesmo. Nos divertimos e, finalmente, a Nina não teve a cara de pau de me ver na rua e não ir falar comigo.

Beijocas às moças

Anônimo disse...

cara de pau? fala serio felipe!
kakakakaka
valeu mesmo gente! foi muito legal o encontro.

bjs

Anônimo disse...

Olha, como diz a Júlia: "Eu quero que alguém me convide para sair durante a semana". O dia que não passa nunca.
Mas tb, depois de várias "brejas", camparis, "roskas" e "ramufes", só uma longa noite de sono para se recuperar.
A noite foi bacana mesmo, os caras são gente boa, valeu.
Grande abraço e meninas com sempre dando o que pode, kakakaka.

Anônimo disse...

Galera adorei a noite!! tudo bem que quase morro para levantar! Mais valeu.Vcs são otimos!!
Milton ,qual seria o significado de FEROMONIOS? kakakaka
bjos

Anônimo disse...

Cheiro de homem! isso muito me interessa....
Principalmente quando vem acompanhado de um bom perfume!! ai ai.
bj

Anônimo disse...

Feromônio vem das palavras gregas phero - que quer dizer "transportar", "carrear"- e "(hor)mônio", combinadas. Podemos traduzir "feromônio", de forma mais expressiva, como "transportador de excitação".
Como os hormônios, os feromônios são mensageiros químicos mas, em vez de transportar informação dentro de um indivíduo, eles transportam as informações entre indivíduos de mesma espécie, ou seja, nada mais é do que aquele "je ne sais quoi" que faz vc ver um Tião Macalé como um Gianechini...