terça-feira, 21 de outubro de 2008

Eu caí aprendendo a andar de bike. E você?


Projeto verão é fogo. Inventei de pegar uma série de corrida com a Helen, mas já me arrependi. Ô coisa difícil! Todo dia levanto cedo e vou tentar atingir minha meta, mas nem sempre as coisas saem como o esperado. Tem dia que estou numa preguiça que só vendo, outro o lugar está lotado demais, calor demais... Aff!

Ontem estava me achando a Lola, aquela do filme Corra, Lola, Corra!. Ia concentrada, controlando meus minutos, quando passou um senhor tentando ensinar o neto a andar de bicicleta. O menino estava todo equipado, capacete, luva, joelheira e tudo o que tinha direito. O velhinho suava em bicas. Fiquei pensando se era pelo calor ou por medo do moleque se estabacar no chão. Eu só ouvia o garoto implorar para o avô não largar a bicicleta. Ele, é claro, mentia dizendo que jamais faria isso. Truque antigo, vovô!

Naquela curva do Nicolândia, lá onde ficam os marombeiros de plantão, o velho largou a bicicleta e o menino se foi. Pedalou direitinho direitinho até perceber que estava só. Ele olhou desesperado para os lados e, de repente, eu só vi o “bolo doido” rolando pela grama seguido de um berro. O velhinho, passou por mim que nem uma bala e, com as mãos na cabeça, pedia desculpas pro menino. Todo mundo que passava, soltava um sorriso de “Eu já passei por isso!”.

Eu me lembro de ter aprendido a pedalar com o meu pai, o ser mais sem paciência do universo. Era grito atrás de grito. Mas ele morria de pena quando eu me esborrachava e levantava toda arranhada e fingindo estar bem. A bicicleta era uma miniatura da Ceci, tinha uma cestinha horrorosa que ficava caindo o tempo todo. Resultado? Além de ter que me preocupar em ficar sem as rodinhas, eu tinha que cuidar para a cestinha não cair e causar um atropelamento. O que sempre acontecia. Eu sempre caía porque ATROPELAVA a minha própria cestinha. Pensa!

Apesar de sempre exigir uma “Caloi Cross” e uma “BMX”, eu sempre ganhava Cecizinha e coisas menininhas do tipo. Eu fui criada rodeada de primos e a maioria era de homens, então, não entendia porque só eu e a Gláucia tínhamos um troço coloridinho cheio de frufru. Mas a gente topava todas as competições, agüentava todo tipo de gozação até o dia em que eu me estabaquei num muro porque não consegui fazer a curva. Resultado? Fiquei de castigo por uma semana. E ainda tinha que agüentar meu irmão morrendo de rir e minha mãe esgoelando: “Onde já se viu ir na onda dos malucos dos seus primos? Você não tem juízo não, menina? Você é uma mocinha, Ana Paula!”

O bom foi que me vinguei de Tesouro. Claro que como irmã mais velha, tive que tirar o Gustavo das famosas rodinhas. Fiz igual ao velhinho do parque. Comecei devagar, empurrando, ficando por perto. Eu de um lado e a Gláucia de outro. Aí, achamos que ele já estava pronto. Largamos o menino e ficamos gritando, “Vai, Guga! Vai, Guga!”. Quando o pobre percebeu que não estávamos com ele, desconcentrou, ficou balançando na bicicleta e CATAPLOFT! Deu de cara com um carro estacionado. Resultado? Mais uma semana de castigo para a mocinha aqui.

Uma vez a "certinha" da Helen resolveu me carregar na bicicleta de corrida do irmão dela. Tenho uma cicatriz até hoje! Mas as histórias dos Fenômenos com as bicicletas só em outro post. O Bruno, por exemplo, tem altas histórias. Mas só posso contar quando ele aparecer e me autorizar. Uhauhauahauha

8 comentários:

Antonio Ximenes disse...

Pessoas.

Esse post me lembrou de muitas dores regadas a methiolate... (oh coisa triste)... rs.

Tenho uma cicatriz no dedo indicador causada por uma trombada que dei em outro ciclista... na Av. Oliveira Paiva.

A colisão foi cinematográfica... rs.

Abraço.

Anônimo disse...

kkkkkk....

Eu aprontava mesmo, viu?!

Lembro que quando meu pai me deu a bike, ele falou: "Vai descer a rua, mas não esquece de frear antes da quina da calçada". Daí eu peguei a bike e só escutei uma voz ao longe: " Aperta o freio, o freio, o freeeioooo". E eu pensando: Onde q é o freio mesmo? Nessas alturas sai o Zé correndo p tentar frear antes da garota aqui sair voando!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

Bjos, pessoas!!

Ps. 1. Churras próximo...rs!
2. Kd aquele povo do No Code?? Nuuunca mais, hein?!

Anônimo disse...

Esse post também me trouxe várias lembranças boas mas dolorosas hehehe
Até hoje tenho uma cicatriz na canela das estripulias que executava em minha Caloi Cross com pneus vermelhos, bem melhor que a pesadona BMX com pneu azul que meu irmão e minha prima Renata tinham kkkkk...
Mas o sonho de consumo de todo muleke daquele tempo era a caloi "light" com suas peças de alumínio!!!
Abraços

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk!
Eu me lembo direitinho da queda q tivemos Nina!
Eu tentei parar e nao consegui botar os pes no chão!
Resultadooo.....
Acabei com meu joelho!
E a nina , coitada , sofreu um pouco mais! huaihuaihuaihuai

VascoIJ0neZ! disse...

Eu tinha um extra light vermelha!
na epoca, eu nao sabia o que siginificava. Mas depois descobri que era ' a bike do momneto"
caí demais com outras e com ela..principalmente quenaod tentava me exibir ..

Cássia Pires disse...

Atéééééé hoje eu não sei andar de bicicleta, acredita?

Anônimo disse...

Pois é Vascão, "light" era a bike dos playba da época, era levinha né? e os campeonatos de quem pulava mais longe nas rampas, doido demais kkkk

VascoIJ0neZ! disse...

Nossa! Juntamente com os campeonatos de cuspe à distância, era um dos meus favoritos. Eu até ganhava as corridinhas,mas era porque a catraca da extra light era menor e a bike era levinha. E eu achava que eu era o BOM! Eu queria uma BMX,mas meu pai me trouxe essa light comprada la na BI Ba Bô!Depois que o finado André Rocha tentou me dar o balão nas rodas e manetes, eu aprendi que a light era a bike dos playba ! hihiuhiuhaiua! Depois eu ganhei uma caloi 10 e dei a bike vermelhea pro vinicius japa ,meu irmao safado. O riquinho era o meu parceiro na época, e a gente andava de tras pra frente, de uma roda e o mais importante, sem freios sempre, porque era coisa de macho. Mas ai o riquinho ganhou uma mobilete e meu pai nao quis me dar uma porq ele disse q nao queria ver o filho dele morto. HIHUIHI O Maurinho tinha uma mobilete monark e er ao rei da pegação na época! HIUHIUHUI
bons tempos...