quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Hoje eu acordei, tomei café e fui pra aula...


Era assim que começavam os textos escritos nas agendas, os nossos diários da adolescência. O que acontecia depois variava, mas o início era sempre o mesmo. Uma graça! A Helen encontrou suas relíquias no fim de semana e me sugeriu que fizéssemos um post a respeito. Adorei a idéia, apesar de não conseguir tirar todas as minhas “obras” do baú.

As agendas variavam bastante. Eram de vários tamanhos, cores, formatos, mas algumas características eram sempre iguais, não importava quem era a adolescente por trás dela.

1. Marcas – todas tinham que ser de marca. Pakalolo, Company, O2, Redley… Não importava se a agenda era bonita ou feia, com espaço para escrever ou não, o negócio era ser de marca. Ninguém aceitava ter uma Tilibra qualquer, tinha que ser “aquela” agenda, “daquele” lugar. Lembro que tive uma da Company, vermelha, com capa emborrachada, que mal dava conta de segurar. Era enorme, mas eu adoraaaaaava!

2. Presentes de amigo-oculto – as agendas eram uma ótima pedida para as brincadeiras de amigo-oculto. Quando se confiava no grupo, a gente só pedia a agenda, sem especificar a marca. Quando era um grupo da escola, por exemplo, já pedia uma agenda de tal loja, afinal, não podia correr o risco de um garoto tirar o seu nome e vir com uma agenda escolar.

3. A organização – toda agenda tinha que ser bastante organizada. Nada de escrever aleatoriamente, pegar a primeira página que via pela frente e escrever os pensamentos. Os dias tinham que ser rigorosamente seguidos, os papéis tinham que ser colados ou anexados com clips coloridos. A gente passava horas escrevendo, enfeitando, era um cuidado só!

4. Os enfeites – nenhuma agenda se salvava. Quanto mais enfeitada, mais bonita era. E não faltava criatividade. Eram bordas feitas com folhas de revistas, papéis de balas (que ganhou do “gatinho”), bomboms, entradas de cinema, adesivos, clips colorido, canetinhas, lápis de cor. O resultado era que a agenda terminava o ano, inchada e colorida. Mais enfeitada do que alegoria de escola de samba. E a dona era só orgulho!

5 . As declarações – era normal uma amiga escrever na agenda da outra. Declarações de amizade, recadinhos, desenhos... Mas era um tal de “Te curto pra k7”, “Gosto do gosto gostoso de gostar de você” , corações com carinhas, setas pra lá e pra cá, que matam a gente de rir.

6. Os astros famosos – não existe adolescente que não tenha seus ídolos pregados até no teto do quarto, imagine nas agendas. Haja assinatura da Capricho para recortar fotos! O Tom Cruise reinava fácil nas minhas agendas e das minhas amigas Fenômenos. Além, é claro, da banda Bon Jovi, que para a Helen, eram os “reis do rock”.

7 . Os códigos – assim como a gente adorava “fazer” a agenda o ano inteiro, os meninos adoravam tentar roubar os diários para ler. A solução para que não descobrissem nossos segredos foi a de criar um código. Então, a gente fazia com que um símbolo correspondesse a uma letra do alfabeto. Ex: lua = a, coração = b, estrela = c. O problema era quando a gente esquecia a solução do código dentro da agenda, aí ficava fácil para quem quisesse descobrir o que estava escrito.

8. Os gatinhos – não era difícil estar encantada naquela época, mas ninguém podia saber quem era o felizardo. Apenas as amigas mais próximas sabiam. Então, a solução era usar o código para escrever sobre o mocinho. Só que nem sempre a gente queria revelar o nome, mas bastava algumas das meninas pegar a agenda para descobrir. Ex: “Hoje fui para a aula e encontrei o # à Ç ) + X + & no corredor. Quase morri de susto, mas foi bom!” As amigas sempre sabem quem é o rapaz, não importa o que você diga. Aí, bastava contar as letras do nome e, se batesse, já tinham, de quebra, algumas letras do código. O importante era cuidar para que a agenda não caísse em mãos inimigas.

9.Citações – era comum copiar frases de efeito ditas por personalidades ou até por gente que nem sabíamos quem era. Falou bonito, lá estava a frase copiada na agenda. Claro que não vou esquecer de contar a mais comum, a campeã de agendas: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, do Caetano Veloso. Aff!

10. Guardar com cuidado – toda mocinha que teve sua agenda sabe. É importante guardar as “obras” para ler (e rir) depois. No caso dos Fenômenos, é legal porque crescemos juntos, aí, dá pra relembrar os momentos, e é claro, rir ums da cara da outra também.


PS: As fotos são das agendas da Helen.

9 comentários:

VascoIJ0neZ! disse...

hiHIuHihiUhIHiuhIUhIUhIUhhHIHiuhaiuhauihauhuihauihIUHIauhIAUHAUIHIUHAIUHAIUHAIUHAUIAH...(pausa pro fôlego).. UHOUHOUAHUhoauihoauihauhaiuhauihaiuhuihaouihUHAIUHAIUAHIUHIUHAIUHAIUHAUIAHOIAUhaiuhiuahaiuhauahiuh
"os reis do rock?" IUhiuHUIaiuahaiauihauihaiuhauhaiuhaiuhauhiauhiuahuiahaiuhaiuahiuahIUHiuhiuhauha
"GOSTO DO GOSTO GOSTOsO..."aiahiuhIUAHihaiuhuiAHUiahiuhiuhuiAHUIhiuHIUhuiAHAUHiuahiHihAIUHihUHUahiuAHuahiUA
"sexo,,drogas e rock n roll?"

ahiuhaiuhaIUHiuhauHAuihUIHAUIHAUIhuIHIAu

Anônimo disse...

Essas agendas são relíqueas p mim!
Nao tinha coisa melhor do que passar horas e horas com as amigas enfeitando as "agendas"!
Tempos bons aqueles...

Ps: As agendas eram minhas , masssss aqueles coraçoes desenhados foram obras da NINA!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

bitocas

Anônimo disse...

huahauhauahah

helen, reparou que escrevi um "ploft" cheio de efeitos lá no alto da página cheia de corações? uhuahahauhauah

q tosco, meu deus!!!

bjos

Anônimo disse...

Era o coração esmagado!
So a melancolia! kakakakakakaka

VascoIJ0neZ! disse...

"reis do rock"
ahiahuiahiuahiuhaiuahia
ajoahuaihaiuhajiojaauizjijijoaijIOJAIjaA

Cássia Pires disse...

Eu tenho as minhas até hoje... eu fiz 3 agendas, durante os 3 anos do colegial. Mas eu não colocava papel de bala, ingresso de cinema, porque achava que não ficava bonito. Peeeeense numa pessoa fresca! E escrevia religiosamente todo santo dia e, se esqueci, azar, depois tentava lembrar o que tinha acontecido. Citações tem aos montes e viva a Capricho que me deu muito material para decorar as agendas, hehehehe. Vou pegar as minhas e ver as coisas engraçadas... Ah, e na minha, o top era o Brad Pitt, hehehehe.

Beijocas.

Anônimo disse...

As nossas agendas eram a pré-história dos blogs ! ... e o mais engraçado é que todas agendas apresentavam em maior ou menor grau as descrições que vocês fizeram! Eu guardo com carinho da minha tb.

Anônimo disse...

Fantástico. Eu tenho até hoje as cartas que recebi na infância e na época de teenager. hehehe...

Vou ver se faço um post!!

Beijos

Camilla Cândido disse...

Depois de muito tempo longe do blog eu nao poderia deixar de comentar... morri de rir, até porque eu era maluca com agendas, tive umas cinco... todas enfeitadas... esse dia peguei uma e achei tres folhas coladas uma nas outras, fiquei morta de curiosidade pra saber que segredo era aquele que eu tinha guardado tão bem.... kkk pior que não lembro e não tem mais como eu ver...
Beijos!!