terça-feira, 13 de março de 2007

O tal nome composto


Alguém deveria controlar os pais na hora de dar nome aos filhos. Poderia existir um órgão responsável por isso, ou coisa assim. Estava compenetrada numa aula (miserável) de direito constitucional, quando um rapaz, lindinho, cheiroso, se aproximou e perguntou se podia sentar ao meu lado (sim, a pessoa é espaçosa e canhota, ou seja, ocupa duas cadeiras). No meio daquela quantidade de informação, ele começou a puxar conversa perguntando sobre alguns artigos e seus incisos, até que mandou:
-Qual o seu nome?
- Ana Paula. E o seu?
- Ricardo.
- Prazer! Escuta, você pode me emprestar o conteúdo de ontem? Cheguei atrasada na primeira aula. ( Eu dou trabalho, mesmo! Quem mandou puxar conversa? Hihihi)
- Claro!

Quando terminei de copiar a matéria, resolvi dar uma olhada em tudo o que ele tinha anotado para ver se não estava faltando algo, e reparei no nome que ele tinha escrito: O. Ricardo. Fiquei tentando imaginar o que seria aquele “O”. Achei que era indiscrição perguntar, afinal ele se apresentou como Ricardo, mas não agüentei. Com a cara mais lavada do mundo, me virei e perguntei:
- Sim, e esse “O”? Seu nome é composto?
- É! Mas eu odeio!
-Eu entendo o que é ter nome composto. Minha família e cheia de pérolas.
- Mas duvido que alguém tenha o nome de Odivan Ricardo.
- Hã?
- A letra “O” é de Odivan. Odivan Ricardo!

Como eu não sabia se ria, se fazia um comentário, ou se ficava calada, mudei de assunto. Ele sorriu e entrou na onda, mas no final da aula me passou uma lista com os nomes esquisitos da família dele. Fiquei devendo a minha.

O mais engraçado na Família Buscapé (além do fato de um ser mais louco que o outro) é a quantidade de nomes repetidos. É um tal de “Não é você, menina, mas a outra, Gláucia”, que endoida qualquer “agregado” recém-chegado na família. São Marcelos, Gláucias, Gabrieis, Fabiolas, Gustavos, Paulos, Felipes, que não acaba mais. Haja apelidos! Mas os campeões de reclamções são os compostos. E são muitos, acreditem!

Não sei por que, mas minha mãe e seus treze irmãos (TODOS com nomes compostos) resolveram copiar minha avó e “premiaram” seus filhos com algumas pérolas. E alguns primos fizeram isso com os filhos também. Pensa! Tem de tudo, Marcelo Alexandre, Denise Helena, Luiz Otávio, Luiz Felipe, Francisco Tarcísio, Antônio Marcelo, Dorothéa Emília, Orlando Jorge, Carlos Henrique, Thaise Helena, Marcos Rodrigo, Paulo Emílio, além é claro de Ana Paula (eu) e Gustavo Augusto (Tesouro).

A justificativa para os nomes são as mais loucas possíveis. E ai da gente se reclamar! Uma tia fez promessa, outra homenageou o maridão, outra homenageou o médico, outra juntou o nome de dois irmãos, de um cunhado mais um irmão, enfim... Alguns de nós já se conformaram e levam numa boa, outros fazem de tudo para não revelar a “verdadeira identidade”.

No caso da minha mãe a desculpa para as pérolas é que um nome seria dado por ela, e o outro pelo meu pai. Mas eu implico até hoje dizendo que na época do nascimento de Tesouro, ela deveria estar estudando sobre pleonasmo (Gustavo e Augusto não parecem iguais?). Ela fica irritadíssima e além de fazer um discurso de horas sobre nomes, vira a cara pra mim durante uma semana.

Os agregados e amigos é que se divertem diante de tantos nomes, mas o fato é que não pode reunir a família que começa um festival de mocinhas e galãs de novelas mexicanas. Um dia desses resolvi zoar com um primo na academia. Ele chegou todo “podi de lindo”, tirando onda de que malha isso, malha aquilo, fazendo sucesso entre as menininhas, até que eu soltei um berro:
- Ô Orlando Jorge! Não vai falar com sua prima, não?
O pobre quase morre de tanta vergonha. Já veio me xingando, querendo arremessar o peso em cima de mim.
-C..., Nina! Precisa falar esse nome mexicano? Me chama pelo apelido, p...!
- Hahahahaha. Fica tirando onda, viu? Quem mandou sua mãe te dar o nome de cantor romântico? Agora aguenta, filho!

15 comentários:

Mandrey disse...

hehehehe. Eu sei muito bem o que é isso. Meu pai queria homenagear um físico russo ganhador do prêmio Nobel no ano que nasci(Andrei Sacarov) e minha mãe queria colocar "Marcos". No final, o escrivão do cartório escreveu Marcus Andrey (com "u" e com "y"). tempos depois, já jornalista, acabei virando Mandrey (eu mesmo inventei esse, aglutinando meu nome composto para criar meu primeiro e-mail) e "a galera do mal" logo começou a me chamar de "Mandra".

Anônimo disse...

Um amigo se chama Guilherme Otávio. os irmãos dele são Flávio Augusto e, pasmem, Gustavo ADOLFO.

E eu? José Thiago. Nunca conheci um José Thiago. Achei um José Thiago numa matéria de jornal em 1900 e não sei quanto. Outro dia, vendo um "Povo, Fala" do Correio Braziliense, tinha um moleque chamado José Thiago.

Mas o Google acabou com minha "exclusividade". Clico "José Thiago" e aparece um monte deles.

Em todo caso, prefiro Zethi. Ou Thiago pra quem não é muito chegado.

Beijos!

Anônimo disse...

Poxa Nando, quer dizer, Orlando Jorge, nome de cantor romântico é f...!!! kkk

Anônimo disse...

Conheci um brother no cursinho uma vez. Na verdade, era primo de um amigo. Ficamos amigos ali na sala de aula. O nome do rapaz? Klibs. Assim mesmo, com B de bola. Um dia, falando sobre o nome dele, perguntei: "Moleque, tu não tem um segundo nome? Menos diferente? Sei lá, Augusto, José, Antonio, qualquer coisa?"

E a resposta dele, seguida de uma gargalhada minha que durou uns 5 minutos: "Até tenho, moleque. Mas é foda. Meu nome é Klibs Neblan".

Não há erros de inscrição! É assim mesmo que se escreve.

Há alguns anos, eu e minha mãe compramos um gato. Eu tinha uns 15 anos e tava sem criatividade para dar nome do bichano. Minha mãe resolveu arrumar um nome bem engraçado. Toríbio Henrique. Hein??? Sim, Toríbio Henrique, chamado por nós de TOY. O motivo: minha mãe teve uma tia-avó chamada Toríbia Henrique! pode uma coisa dessas???? hahaha!

Anônimo disse...

Em tempo: antigamente, o nome Sizenando era famoso no estado de Goiás. Era muito usado como segundo nome, tipo Augusto é hoje.

Meu pai, então, é Luiz Sizenando. E meu avô era José Sizenando. O curioso é que meu pai tinha um amigo gago que não conseguia falar Sizenando. Ele falava Si-Si-Sizenando. Os amigos do meu pai chamavam o meu velho de Xixi (porque era mais ou menos com o som de "x" que o gaguinho gaguijava). E ficou. Hoje em dia, minhas tias todas chamam meu pai de Xi. hehehehe...

Beijos.

Mandrey disse...

reparem que as pessoas com nomes compostos não se contentam em comentar apenas uma vez. José comentou, Thiago comentou e Zethi comentou novamente. Eu comentei e agora torno a comentar. Só tá faltando sizenando.

Anônimo disse...

Graças a meu pai , hoje não tenho um nome composto!
Pensa uma pessoa se chamar,"Helen Patricía". Basta uma Patricia Helen na familia!
Pode acreditar! tenho uma prima com esse nome! Aff, azar o dela!

Agora , eu me divirto com nome de alunos! É cada nome .
Dia desses entra um aluno com o nome : Veluziano Neto!
Quando o popre disse o nome , a galera caiu na gargalhada!
Eu tive q me conter , mandar os pivinhas calarem a boca, e botar um apelido carinhoso nele!


bjo

Anônimo disse...

kkkkkkk.... Eu acho q fui salva nessa família!kkkk... Em compensação nada de apelidos p mim!! Nem um!!Acho q sempre tive inveja dos seus tantos nomes, prima!! Hehehehe!
Beijos!

Anônimo disse...

kakakakakaka
so o mandrey mesmo!!!

tadinho, helen! e aqueles nomes com "ene" ou "aine"? eu nao aguento! tipo, lorraine, lucineide! meu deus!!!!


mas o pior, e nome "abrasileirado". tipo, deividi, michael, claiton...aff! sao tipicos de jogadores de futebol!!!

e prima...pra mim, vc tem uma duzia de apelidos, viu? hihihi


bjs

Anônimo disse...

Deve ser bacana ter nome composto, pois aí tem a opção de ser chamado pelo primeiro ou segundo nome e ainda pela conexão dos dois, risos......... Se bem que tem alguns que é melhor ser chamado só pelo primeiro mesmo ou segundo, risos.....

Agora já autora esta em uma crise terrível, pois não sabe como deve ser chamada. Nome, apelidos e aí vai, risos........

Só vc pessoa, ABRAÇÃO.

Anônimo disse...

Tenho até medo do nome do filho de Gustavo Augusto e Camilla Louise.

Anônimo disse...

kakakakakak

Lud,

demorou, mas fez o melhor comentario de tds, hein? hihihi

bjinho

Anônimo disse...

Nao resisti!!!
tenho uma ex vizinha q o pai se chama Brasil Américo! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Tem uma vizinha que colocou o nome do filho de BOB PATRIK,so pq ela é fã do desenho BOB ESPONJA....coitado do garoto...é cada gente maluca viu!

William Ricardo disse...

Sempre me chamam pelo nome composto é até uma referência kkkk . vlw mãe !!!rsrs