segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Brasília é uma cidade insu*?


Viver em Brasília é legal. A gente pode viajar, passar um tempão fora, que sempre dá vontade de voltar para casa. Conheço pessoas que não trocariam a cidade por nenhuma outra. Brasília é uma cidade bem diferente do que pintam por aí, e quem mora aqui também. Aqui não tem apenas filhinhos de papai insuportáveis, aqui a gente também se diverte. Só que de uns tempos para cá virou comum as pessoas falarem mal. Tem gente que vem para a cidade para trabalhar ou acompanhando maridos e simplesmente não se adaptam, odeiam. E dá-lhe reclamação!


Deve ser difícil mesmo largar a cidade natal para vir morar num lugar diferente. Não estou entrando nesta questão. Mas o que acho interessante é o discurso de cada um. Na maioria das vezes se referem aos playboys e mulheres metidas, mas ainda existem aqueles que reclamam da distância das coisas. Para a maioria, Brasília é uma cidade de moradores que “se acham”. Um lugar frio.


Estive em Goiânia tempos atrás e passei um tempão tentando convencer os amigos de minha prima (que nasceu aqui e mora lá) que eu não era de Minas Gerais nem de Goiânia mesmo. “Não gente! Eu sou brasiliense!”. Aff! Haja discurso! Para eles os brasilienses são aqueles que chegam na cidade dos outros com o som alto, abadá, bermuda mostrando o cofrinho, querendo pegar até gripe e procurando briga. No caso das mulheres, o nariz é empinado até mandar parar.


Nossos amigos mineiros, que vivem aqui, reclamam o tempo todo da cidade. É só a gente perguntar como eles estão que lá vem o discurso das distâncias das coisas, dos preços altos e, é claro, das mulheres metidas. Até uma colega de curso me questionou sobre como é morar numa cidade sem esquinas. Ela veio do Rio de Janeiro e ainda não se acostumou. Tadinha! Escrevi um mega email com todas as razões para gostar daqui. (Hihihihi)


Enfim, existem pessoas insus na capital do Brasil. Existem os filhinhos de papai, a dificuldade em se deslocar de um lugar para outro, os preços altíssimos, as meninas metidas, os feios, os bonitos, os “marromenos”, mas me pergunto se é apenas por aqui. Claro que não! O que não dá é vir morar em Brasília esperando encontrar tudo o que tinha em outros lugares. Como disse nosso amigo Joselito no texto que escreveu sobre a cidade (clique no nome para ler o texto dele): “Brasília é especial”. Sim, sim! Mas quando o assunto é gosto, não dá pra discutir mesmo.


Já vi goiano que não gosta (de jeito nenhum) de brasiliense, carioca que não gosta de gaúcho, brasiliense que não gosta de paraense... Nem sempre as diferenças são bem aceitas e numa cidade onde todo mundo tem que conviver com gente dos mais diversos estados do país, é natural que alguns se estranhem. O que não vale é generalizar! Recentemente estive num churrasco com os Fenômenos. Além do olhar de repugnância jogado pra cima da gente quando chegamos, ainda ouvimos um grupo de moças (cariocas) conversando:


- E aí! Foi ao tal do Calaf no sábado?

- Fui! Achei legal, maix ô povo feio!!!

- Piorrrr! Vamo combiná que ax mulherex di Brasília são feiax dimaix!


...


Aham! Cerrrrrteza!!!



*Insu = Insuportável, chata, metida



Mudando de assunto...

A Cássia, uma paulista que adora Brasília, indicou para a galera do TP o vídeo do filme “O amor nos tempos do cólera”, uma adaptação do livro do Gabriel Garcia Marquez, que tem Javier Bardem e Fernanda Montenegro no elenco. Pôdi, Pessoa Querida!

8 comentários:

Anônimo disse...

Ah, as pessoas reclamam da distância das coisas em Brasília? Fala para eles virem para cá e demorar mais de duas horas para vir trabalhar e quase duas na hora de ir embora. Ou ficar hoooooras no trânsito. Manda? Hehehehehe.

Eu gosto sim, um bocado!, de Brasília. Ela é mesmo toda diferente, o oposto de Sampa, e daí vem o seu encanto. Se eu quero uma cidade igual a minha, é mais fácil continuar aqui, certo? ;o)

E também falam mal demais de paulista e da cidade e de tudo. Quer saber? Ó, contem as minhas rugas de preocupação, manooooo! E não tá feliz, é só pegar a estrada, ir para a rodoviária ou o aeroporto. Facilite a vida.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAH, essa história é linda! (suspiro profundo)

Beijos, pessoa querida do meu coração.

Antonio Ximenes disse...

Pessoas.

Acho que se eu vivesse em Brasília... eu que tenho meu nariz como meu mais fiel inimigo... sangraria pelas narinas devido a variação da umidade... rs.

Nosso amigo Dante Accioly me falou sobre a sua adaptação... e confesso que isso me apavorou... rs

Abração.

Anônimo disse...

Sim pessoas! Brasilia é uma cidade de clima seco , de pessoas de todos os jeitos e gostos !
Mas uma cidade boa de viver!

Agradeceria a todos q nao gostam daqui, q nao venham mais p nossa tão querida cidade prestar concurso! E concorrer a poucas vagas q nos sao oferecidas! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

ps: Só ta faltando chuva! kd vc minha filha ?
bjo

Felipe disse...

Eu já discorri sobre isso. O problema é que esse problema de adaptação acontece nãos ó com Brasília, mas com toda e qualquer cidade para onde você se muda depois de mais velho. Quem vai para São Paulo, Recife, Salvador, Rio, Porto Alegre, Curitiba, BH ou Pindamonhangaba sem conhecer ninguém vai depender exclusivamente da boa vonta de quem trabalha com ela. E acaba, mesmo que sem querer, julgando a cidade inteira, rotulando mesmo, de acordo com o comportamento de quem está do lado dela (os colegas de trabalho), que, dependendo do caso, são frios e não têm muito o pique para sair e conhecer coisas novas tanto quanto a pessoa que acaba de chegar. A atitude tem que estar em quem precisa correr atrás das coisas e conhecer gente nova. Tem que meter a cara no mundo sozinho, telefonar, chamar para fazer coisas, enfim, tem que ser mais aberto Se vc já mora na cidade, já tem seu grupo de amigos da rua, quadra, bairro, 1º grau, 2º grau, faculdade, trabalho etc e não precisa pensar muito antes de sair para a rua.

Enfim, BRasília é assim. Tem gente que adora, tem gente que não gosta. Mas conheço um zilhão de pessoas que foram morar em outro lugar e não se adaptou. A culpa é do lugar? Não, é tudo circunstancial mesmo. Brasília é igualzinha. Mas diferente.

Beijocas

Anônimo disse...

wu gosto daqui MAS
prefiro new iorque
connecticut
tampa bay
salt lake city
and

fort laudedale

saudades...

Anônimo disse...

Olá!
Ótimo texto sobre Brasília. É claro que eu tb achava q aí tava cheio de malandros metidos a besta, mas como vc mesma disse, nenhum lugar está imune de "insus" heheheh

Tô até com vontade de conhecer aí, sabe?
=)

E "Amor nos Tempos do Cólera" com Fernandona? Isso deve ser booom!

Beijos
Beijo

http://andandoeuvi.blogspot.com/ disse...

Desculpa a invasão... Mas tu tá aqui p/ ser lida né?

Enfim sou mineira (moradora apaixonada pela capital) e digo que os metidos são as pessoas que vêem de fora (passam em concurso/políticos) e não sei o porquê ficam metidos a besta e colocando a culpa das atitudes nos outros... Brasiliense nato mesmo é LEGAL MUITO LEGAL.

O filme, já assisti genial é como um soco no estômago, muito bom!

Anônimo disse...

arteimitavida,

seja bem-vinda ao sim,pessoas! claaaaaro que pode chegar comentando, afinal estamos aqui pra isso, ne??? hihihih

entao...nos somos brasilienses e somos muito legais, somos os fenomenos mesmo! uhauhauahauha ta certinha!!!

qto ao filme...tu ja assistiu???? serio???? tudo de bom???? to ansiosa pra ver!

volte sempre!!!

beijos