terça-feira, 22 de maio de 2007

A questão da "humildade falsa"


Encarei uma discussão no fim de semana com uns amigos a respeito de humildade (e a falta dela). Todo mundo concordou com a idéia de que devemos ser humildes, que arrogância não nos leva a lugar algum e blábláblá, mas o negócio ficou feio quando o assunto virou para a humildade falsa (ou sei lá que nome se dá para isso). Sabe aquele lance onde é terminantemente proibido você saber dos seus pontos positivos e falar sobre eles? Quando não tem problema de auto-estima, mas não pode falar sobre isso que é mal interpretado? Então! Os indivíduos que conseguem o equilíbrio são considerados “insus” apenas por reconhecer as qualidades e defeitos, os próprios limites. É a pessoa que sabe o próprio valor, sabe seu lugar no mundo, sabe o que realmente é, mas não pode falar sobre isso.

Claro que ninguém precisa dar uma de Clodovil e sair abusando da sorte, no ápice do desequilíbrio, da nojeira, mas o que há de errado em alguém saber o que realmente é? O problema é que vivemos num país onde aprendemos que o certo é ser “pobre coitado”, ter e sentir pena dos outros, e fazer logo uma lista de desgraças quando algum infeliz se aproxima tentando te fazer um elogio ou te conhecer melhor. Alguém só se torna admirável, quando passa a imagem de vítima, caso contrário é um insuportável, metido, “se acha”. Não somos educados a comemorar o que somos, mas lembrados o tempo todo do que deveríamos ser (ou ter).

Ninguém suporta uma pessoa que gosta de si mesmo. É mais comum os aplausos virem para o “derrotado” do que para aquele que assume os riscos e declara os próprios valores. Esquecemos que todos possuem não só defeitos, mas qualidades, e sabemos muito bem quais são eles. O problema é não poder falar abertamente, muito menos agradecer quando alguém percebe. O que se espera de uma pessoa quando recebe um elogio, por exemplo? Esperamos que ela agradeça, mas diga que não concorda e que estamos exagerando.
- Você está linda!
- Ora, imagine!

Fala sério! Qual o problema em se sentir merecedor daquilo? É só a pessoa concordar que virou uma “insu”?

Conheço poucas pessoas que não podem ser chamadas de “falsos humildes” e os admiro por isso. Não defendo aqueles que “se bastam”, são egocêntricos, mas acredito no meio termo. O que há de errado em reconhecer o próprio valor e não estressar apenas os defeitos o tempo todo? A maior dificuldade pode ser que a maioria se acha um “loser” ou se acha o máximo, e talvez o desafio esteja em ter consciência dos próprios valores (e não ter vergonha de lutar por eles), além de ter a coragem de admitir as fraquezas (sem parecer um coitado) e querer mudar.

14 comentários:

Anônimo disse...

é por isso que você me chama de insu três vezes ao dia? humpf!

Anônimo disse...

olha eu sei bem o que é isso..
eu sou muito bom em varios aspectos
e smepr eme acham insu..
eh foda

mas eu sou foda mermo.

hauihaouiahouiahaouia

Anônimo disse...

Caraca!
Eu detesto q tenham dó de mim!
Odeio escutar:Nossa ela é tão legal! Não merecia passar por isso!
DÓ É O CACETE!

Tenho certeza q sou INSU!Agora tenho...

Anônimo disse...

Rsss... Se eu sou INSU?? Mais q isso! hihihi! Fazer o q?!
Gostei!

Beijos, meninas!!

Anônimo disse...

Na minha opinião o problema não está na pessoa que se valoriza, que conhece os seus valores e os exalta, mas sim naqueles que não são assim.Eu acho que rola uma certa inveja das pessoas que podem dizer de boca cheia "EU SOU BOM!".

Anônimo disse...

Ao ler o texto só conseguia pensar em uma pessoa... ZETHI!
Foi escrito pra vc amigo!

Anônimo disse...

Dayday, que culpa eu tenho de SABER que sou gato, cheiroso, gostoso, inteligente, interessante, boa praça, fiel, amigo de primeira e bom de cama? Meu único problema é o elevado nível e humildade e o fato de jogar muito bem futebol, o que inibe os amigos quando jogam comigo. São meus dois principais defeitos.
hahahahah!

Te adoro, dayday!! beijos!!!

Anônimo disse...

MEU DEUS DO CEU!!!!

zethi,

eu sabia q vc era o mais insu da face da terra, mas achei q dava pra disfarcar, ne? e depois reclama da qtidade de vezes q t chamo de insu por dia. acho q esta pouco!

day,

caiu como uma luva, ne?


beijos, pessoas

Anônimo disse...

kkkkkk...
zethi, qnt propaganda, hein! rs!!
helo, vou t chamar de neosa agora! rss!
beijos!

Anônimo disse...

"neosa" e sacanagem, helo!


deixa...um dia eu fico livre dessa maldita enxaqueca! hihihi


beijos

Anônimo disse...

zethi


vc e o bruno são os mais insus everin the whole fuckin damn world que a gente vive...

quanto ao futebol
aguardo ocm ansiedade uma pelada pra eu te dar umas aulas

gente,,
eu nãosou insu não né?

Anônimo disse...

Modéstia também é o seu ponto forte, né Zethão?
Tá pra nascer alguém, pelo menos, parecido com vc.
Beijos e tb te adoro!

Mandrey disse...

gostei do texto.

acho que um pouquinho de amor-próprio não faz mal a ninguém...

Eu, particularmente, me amo e me acho o máximo. Mas não espalho pra ninguém me chamar de "insu".

hauahuahuahuahua

Anônimo disse...

Eu acho que o problema é a pessoa viver cheia de si, sempre! Sempre com alta opinião de si mesma. É muito chato.

Todos tem um "eu me amo", o problema é o grau, né? Quando ele não permite que vc consiga colocar-se na posição de outros, vc é insuportável.

Não é nosso caso, certo?