terça-feira, 2 de outubro de 2007

A zona de conforto

Zona de conforto foi um termo que me chamou muita atenção nos últimos dias e tem me tirado do meu estado “homeostatico” (se é que existe isso). Antes de explicar a situação, vamos para a definição do estado:


*Homeostase (ou Homeostasia) (homeo = igual; stasis = ficar parado) é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados. O termo foi cunhado em 1932 por Walter Bradford Cannon a partir do grego homeo similar ou igual, stasis estático.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Sabem o que isso significa? É a tal “zona de conforto”, aquele estado em que a gente esquece de lutar por mais, sente medo de enfrentar a vida de frente, de expor os sentimentos, e deixa tudo do jeito que está. Sem esquecer, é claro, de reclamar de Deus e do mundo quando a leseira já se torna insuportável. Para alguns isso é uma forma de vida. Infelizmente.


Acredito que não estamos aqui para viver assim. Independente do grau de satisfação, ou a distância que está a pessoa que gostamos, é importante não desistir de tentar. Nem que seja apenas tentar. Desistir antes de fazer, antes de querer, é coisa para gente acomodada. Aí foi quando me peguei pensando em como estou levando minha vida. Lembrei das reclamações de algumas pessoas e vi que elas, assim como eu, estavam meio que empurrando a vida com a barriga, com preguiça (ou medo) de tentar. Sim? Que porra é essa? Até quando vamos buscar culpados? Até quando vamos ficar dando “desculpas verdadeiras” para tudo? Desculpas que insistimos tanto em usar que acabamos por acreditar que são verdades absolutas.


Ouvi sobre isso num curso que estou fazendo. O tutor já foi apelidado de chato. O cara incomodou todo mundo porque foi direto ao ponto. Não usou “meias” palavras para dizer que estávamos ali levando nossas vidinhas como nos foi ensiando. Disse que nos contentávamos com migalhas e pronto. Ele não era nosso amigo, e pelo jeito, nem fazia questão de ser. Enquanto eu reparava na reação de alguns colegas, ele soltou:


- O verdadeiro amigo alertaria você para a vida e não passaria a mão na sua cabeça. Ele diria que você tem que lutar pelo emprego melhor e lutar pelo seu grande amor. Sem a “desculpa verdadeira” de que você não pode mais se “humilhar” pelo amor do outro.


Caramba! Isto tudo caiu como uma bomba na sala e o silêncio reinou absoluto. Passei a refletir sobre isso. Realmente a gente tem a mania de achar humilhante expressar o que sente, tomar uma atitude que pode mudar a vida. Eu li o texto “O fim do mundo”. Me atentei para o fato de que não se vive para sempre e que a gente pode não ter a sorte de receber uma mensagem avisando quando será nosso último dia aqui na Terra. E mesmo que o dia seja marcado. Vale a pena deixar para sentir e fazer tudo de última hora?


O professor alertou que isto é um exercício árduo e que uma mudança, além de difícil, requer força de vontade. Eu concordo. E se você aceita um conselho, deixe de “desculpas verdadeiras” também. Lute por tudo. Mesmo que aos “olhos” da sociedade aquilo seja besteira ou “impossivel”. Lute por aquilo que lhe faz bem.


Texto de Bruno Sant’Lemon

11 comentários:

Anônimo disse...

FORA A MEdiocridade de nossas vidas!!
a gente se apega no mais facil mermo!CHEGA DISSO!
Tome o exemplo da helen q lutou lutou e me conquistou!(eu. O grande).
e vamso todos sempre melhorar nossas condiçoes profissionais. ACREDITe nos seus sonhos! VAMOS TODOS PASSAR EM CONCURSO PUBLICO CAMBADAAA!

eh isso aí sant -limão!!

ainda há tempo tb de vc mudar de time!!
se quiser deixo vc entrar pra nossa torcida cruzmaltina!!
porque seu botafogo
afff

ps: não se deixe seduzir pela torcida do urubu.Caras como nós não se encaixariam lá.Vc eh um cara formado e tem 32 dentes. Não é a sua.

Anônimo disse...

em tmepo..

que beleza de texto
o melhor de todos

Dante Accioly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

e isso ai! chega de desculpas verdadeira ne, brunao???????????? vale pra TODO mundo!!

bem que eu notei que vc andava meio filosofo ultimamente. hehehe

concordo com os dois textos. muito bom!!!

beijinhos

Anônimo disse...

Jones realmente estamos necessitados de sair desta vida mais ou menos e lutar por aquilo que queremos de verdade. Claro que isto vale para quem tem força de vontade. Se o concurso for a melhor opção vai lá cara e luta por isto. Caso o melhor seja ganhar pouco esta valendo tb. O mais importante é se sentir bem.

Realmente vc conquistou a Helen e se tornou O Grande (risos.......) só vc mesmo. Temos que lutar e pensar assim mesmo. Vc é que esta certo.

Quanto a mudar de time. Sei não. Ontem, perdeu outra vez. Esta foda. Mas o Botafogo tem como se recuperar. Chega de "Desculpas verdadeiras" para o time e tem que fazer os caras jogarem de verdade.

Nina realmente CHEGA. Vou mudar, ou melhor, já mudei (risos.......) quanto a esta filosofo? Onde? Cadê?

Ontem eu vi o comentário do Dante e com um texto muito bom. Pq apagou? Volta com ele, pois aquilo sim é uma lição de vida.

Abração a todos e valeu pela força de sempre galera.

Anônimo disse...

EI! EU NAO APAGUEI O COMENTARIO DO DANTE NAO!!!

Quando aparece a mensagem "COMENTARIO EXCLUIDO PELO AUTOR", a pessoa que escreveu foi quem apagou.

Se aparecer a mensagem "COMENTARIO EXCLUIDO PELO ADMINISTRADOR DO BLOG", ai sim, fui eu. Sacou????

Nao sei pq ele apagou tb! Adorei o texto!!! :(

Enfim...

Beijos

Dante Accioly disse...

Apaguei porque gosto de chamar atenção... :) É não, pessoal. Hoje voltei aqui para ler e achei aquele texto grande demais. Enorme. Não fui mais com a cara dele. :) Beijo procês.

Anônimo disse...

Hmmmmmmmm

td bem, entao! hihih

esse e o problema qdo a gente deixa um texto "dormir", ne? a gente acorda e nao vai mais com a cra dele. hehehe

bjinnho

Anônimo disse...

Aê Brunão!
Acho q nossas longas conversas no fim da tarde de sabado ,regado a varias rodadas de "shopp" tá surtindo efeito! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
fenomeno "amigo" nao passa a mao na cabeça ! fala logo a verdade!huaihuaihuai.


Adorei o texto!


Ps;Vasco conquistou a melhor coisa na vida dele " EU"



bjinho

Anônimo disse...

http://farejadordanet.blogspot.com/

a galera
mais um blog de um amigo meu sobre tudona net
filme downlaods
seriados
deem uma força pro rapaz
eu recomendo(segue risada do silvio santos)

aguardemmmmm

Cris Martins disse...

Quem fica parado é poste.
A gente tem que querer mais sempre e todo dia.
Bjos