terça-feira, 28 de agosto de 2007

A difícil arte de manter um blog


Sim,pessoas! Criar um blog é muito fácil. Você escolhe onde quer montar o seu, segue uns passos, escreve o que te dá na telha no momento e pronto. Mas manter um blog, atualizar um blog, administrar um blog, é bem diferente. A gente tem que gostar dele, cuidar como se fosse um trabalho importante ou um parente da família. E é aí que começam algumas dificuldades. Não se pode postar o que vem na cabeça, afinal tem que ser fiel “a linha” que escolheu. Se você escreve sozinha pode inventar, fazer dele um diário ou sei lá, mas se você administra um blog em conjunto, tem que ouvir todos os lados, levar em consideração todas as opiniões, discutir tudo antes de sair postando ou comentando.

O mais difícil em fazer um blog é a tal da atualização. No caso do Sim,pessoas, a gente estabelece um intervalo entre um post e outro, até porque fica difícil discutir com todo mundo todo santo dia sobre o que postar. Mas mesmo com um intervalo, ainda é difícil e admiramos nossos amigos blogueiros que atualizam diariamente. Outro ponto crítico é a inspiração. Nem sempre estamos inspirados para escrever um post legal, digno de fazer parte do blog, mas temos que fazer, porque o outro já está criando raízes por ali. Mas não gostamos de qualquer coisa, então ficamos num beco sem saída. Sem falar na falta de tempoooooooooo! O jeito é pegar o caderno de “pautas” que fica na gaveta do criado (um caderninho onde a gente anota as idéias de posts para desenvolver depois) e escrever.

Como optamos por um blog que conta um pouco das nossas aventuras, alguns textos são bem espontâneos e hilários e (na maioria das vezes) são escritos no calor dos acontecimentos. Mas também gostamos de escrever sobre nosso ponto de vista a cerca de alguma coisa ou falar do que gostamos, mesmo que sejam apenas besteiras. E é aí que começamos a irritar alguns leitores. Talvez pensem que o nosso caminho seja o mais fácil na hora de manter um blog, afinal é só contar uma historinha nossa e pronto. Mas não é bem assim. Não vivemos do blog, ele não é nosso trabalho, não ganhamos nada com ele. É apenas um meio de nos divertir e de discutirmos alguns assuntos com nossos leitores e amigos. Um blog “bambambam” é excelente porque precisa ser. O cara vive daquilo ali. O Sim,pessoas a gente leva como nossa vida, aprendendo o tempo todo.

O problema de se tornar mais conhecido é a exigência em torno do que vamos postar. Até a gente passa a ser mais exigente com o que vamos produzir e com o dos amigos também. É inevitável. Recentemente eu li em um dos blogs “referências”, que os blogueiros sofrem com a cobrança dos “leitores comentaristas”. Existem pessoas que reclamam, acham ruim e exigem que os textos sejam assim ou assado e ficam até aí (o que pra mim é legal, afinal tem gente acompanhando seu blog e ajudando com as críticas), mas existem aqueles que comentam apenas para ridicularizar, ou para esculhambar ou irritar outros comentaristas, enchendo a caixa de comentários de outros assuntos que não são os do texto ou do blog. Resultado? O blog perde em qualidade e em acessos também. Sem falar que os próprios autores passam a se sentir desmotivados a continuar.

É prazeroso postar e ver que as pessoas se sentem incomodadas com o texto e resolvem discutir, elogiar, descer a lenha e etc. Mas é muito chato quando certos comentários não têm conteúdo, não acrescentam, não ajudam em nada na discussão que o autor quis levantar. Talvez este seja o maior problema em se manter um blog (depois da falta de tempo, é claro). Uma vez conversei com um amigo (blogueiro) e ele me disse que detesta aquelas pessoas que metem o pau no texto ou no blog e na hora de assinar colocam “Anônimo”. Segundo ele, é ridículo uma pessoa se esconder atrás do anonimato para esculachar alguma coisa. É cômodo e covarde. Sem falar que é meio bobo, né?

Enfim, manter um blog funcionando exige paciência, jogo de cintura, criatividade, inspiração, vontade, tempo e várias outras coisas. Mesmo seguindo todos os passos, pode acontecer que um dia que o texto não agrade uma pessoa, ou que só tenha uma figurinha do Snoopy, um vídeo de Lost, um texto massante sobre dia-a-dia, uma continuação de uma idéia que outro blogueiro teve (e que a gente adorou e achou legal trazer pra cá), um texto de outra pessoa... Quer tocar fogo na caixa de comentário? Ótimo! Faça mesmo! Mas assine! Não quer comentar? Ótimo! Não comente! Quer mudar de ares e ler um dos nossos favoritos? Aconselhamos a fazer isso mesmo! Mas não deixe de voltar daqui uns três dias. Quem sabe pra você o texto vai ser melhor?

É impossível a gente agradar todo mundo, e ainda estamos longe de alcançar a perfeição de nossos queridos amigos blogueiros, mas nem por isso nosso empenho por aqui deve ser ignorado. Está achando que manter uma página como a nossa é fácil? Não é mesmo! Mas ser Fenômeno é encarar até isso. Mesmo que o espaço entre um texto e outro aumente, mesmo que os textos com nossas aventuras demorem a vir, mesmo que o tema dos textos seja uma “reedição” ou uma homenagem a outros blogs. Whatever!

Que ler o que escreveu um blogueiro irritado com comentários inúteis? Acesse: http://blonicas.zip.net/arch2007-08-01_2007-08-31.html#2007_08-11_03_11_29-114207555-0



Mudando muuuuito de assunto...



O Sim,pessoas ganhou um prêmio! Isso mesmo! A Aryana do "Apenas segredo d'alma" nos indicou ao "Power of Schmooze", um selo dado aos blogs e blogueiros que tentam fazer um relacionamento "inter-blogs", ou seja, mostra que nenhum blog é uma ilha, e tenta ser parte de uma conversação e não apenas de um monólogo (rolou um ctrl+c na explicação, tá?).

U-huuuuuuu!!!! <:o)

E seguindo as regras, indicamos os seguintes blogs para o prêmio:

Mandra Brasa

Milton Ribeiro

Página em Construção

Totalmente Sem-Noção

Parabéns, pessoas! Aproveitem o prêmio também! As regras que deverão ser seguidas pelos vencedores estão no Fora de Sintaxe.

16 comentários:

Dante Accioly disse...

Como escrevi nos comentários do post anterior, queria dizer que adoro o blog de vocês! Venho aqui todos os dias - todos os dias MESMO - e vou continuar voltando! Parabéns, Fenômenos!

Anônimo disse...

Nossa, não tinha idéia que o meu comentário iria causar tanta comoção.
Quero me desculpa se ofendi vocês, juro que não foi minha intenção, a crítica pretendia ser construtiva e só comentei aquilo pois sou extremamente fã de vocês e o que sempre me atraiu no blog foi a minha identificação com os posts, pois sempre passei pelas mesmas situações (de grandes e de dar o que posso rs rs rs) e acho muito legal ver isso contado por outras pessoas de uma maneira hilária e muitas vezes lúdica, esse pra mim é o diferencial de vocês, claro que eu entendo que nem sempre tem "assunto" mas eh coisa de fão sabe !!!! He he he...
Me recusa a estar do mesmo lado de uma pessoa que fala "miguxês" e não compratilho da mesma opinião que ela em momento algum, mais uma vez a intenção não foi ofender.
Quanto ao anônimo, moro em são paulo e não existe a possibilidade de nenhuma de vcs me conhecerem então não vi motivo para me identificar.
Espero que entendam, adoro vcs , acesso todosss os dias.

Abs
Letícia

Anônimo disse...

Oi Le!

Seu comentario nao nos ofendeu de forma alguma. Ao contrario, e claro que a gente entendeu o que voce quis dizer. E eu expliquei que a intencao foi trazer para os leitores do sim,pessoas uma discussao sobre o assunto, ja que vivi isso durante o fds (e a gente tem mania de contar por aqui o que acontece conosco). Usei alguns exemplos do Garotas porque eram os que estavam na minha memoria na hora. so isso!

o texto atual e na verdade um desabafo sobre a dificuldade que a gente tem em manter o blog e ja estava guardado faz um tempinho. eu so criei coragem, arrumei um tempinho e terminei. hihihihi

enfim, nao se preocupe que nao foi por causa do seu comentario que este texto veio parar aqui. criticas sao sempre bem-vindas no sim,pessoas. o que a gente nao tolera e desrespeito, e isso vc nao fez em momento algum.

cm assim vc nao achou que faria diferenca assinar? leticia e tao melhor que anonimo, ne? tao mais bonito! ;) e e uma oportunidade da gente se conhecer e saber o que vc pensa, boba.

Seja bem-vinda ao blog!

beijos

Dante,

Obrigada! E nos adoramos seus comentarios.

Sem falar que eu sou a comentarista mais assidua e pentelha do Pagina, ne? Errrr...Quer dizer, depois do chatissimo do Campbell. hihihihi

beijos

Anônimo disse...

U-huuuuuuuu!!! Nos ganhamos um premiooooooooooooooooooooo!!! Muito bom!!!!

hihihihi

Agora a gente em um "selo de qualidade"! Brinca!!!!

uhuahauahuahauhauha

beijos

Anônimo disse...

vem cá chefinha...
tem dinheiro no premio?
helennat me quebra
affff

tava precisando...

Felipe disse...

Eu assino embaixo do que você escreveu. Tenho um blog regular com uma publicação maciça de textos (nem sempre de qualidade, mas somos exigentes com o prazo) há mais de dois anos e dá tristeza, de verdade, ver que você tem um trabalho danado pra escrever um texto e vem um bando de imbecil e fica de tititititi na caixa de comentário, dizendo que quer conhecer fulano ou ciclano. Que o cara tem pau pequeno, que ele é lindo, que deve sera ssim ou assado, manda beijo e diz que é amiga do coração de uma pessoa que nunca viu, provavelmente não falaou nunca. Gosto quando criticam o texto, quando discordam. Enfim, fico feliz qando o texto rende debate. Não tô nem ai se concordam ou nao. Isso é o de menos. Me irrita muito e isso chega a desestimular na hora de escrever essa dispersão que citei acima. Outra coisa que demoramos para usar mas que se fez necessária devido à falta de noção e de educação de vários leitores (principlamente leitoras, curiosamente) foi moderar os comenta´rios. Parece ditatorial, mas democracia é pra quem sabe lidar com ela. Como uma amiga me disse uma vez, o blog é minha casa, meu quarto. Eu deixo todo mundo entrar e todo mundo e bem-vindo. Mas se fizer bagunça, eu boto pra fora!!!!

Parabéns pelo bom trabalho e beijo grande, mocinha (s) e rapaz.

naomi . disse...

poste muito bom!

[comentário muito bobo.]

Anônimo disse...

Longo, mas valeu a pena!
A arte de blogar é realmente uma arte... Árdua, aliás.
Espero que, mesmo a duras penas, os espaços entre os textos não aumentem demais. Sinto muito a falta daqui!

Beijinhos

Anônimo disse...

obrigado pelo elogio mr campbell
o "yes! people"..me cativou desde o começo e eu to adorando estagiar aqui
quero que saiba que o "totally without notion " eh um blog do caramba... e que um dia meu sonho é ser como vcs...(me refiro à arte de escrever não à calvicie predominante nos joselitos)
a turma toda aí é peixe!

nada na nossa lagoa e come da minha minhoca!!

hauhaoiauhouia

ps: não resisti à piada infame.. foi mal...

haiaohauia

Anônimo disse...

Gente!!!!
Ganhamos um premio? huaihuaihuaihuai

Que orgulho!!!


Mas falando sério agora, manter um blog é muito dificil.
Ninoca nossa administradora q o diga!
É ela quem mais sofre aqui.(Briga quando não produzimos textos,e deixamos tudo nas suas costas)"Coisas de chefe". Mas tb é nossa maior incentivadora .

Resumindo ...
O"sim pessoas é o blog mais fofo q já vi"

bjos a todos nossos leitores!

Anônimo disse...

Manter um blog não é nada fácil mesmo. E o que foi relatado pelo Felipe é algo importante, pois a galera muitas vezes se atenta a meter o pau no outro ao falar do texto que esta publicado, da imagem ou da foto. E ser maldoso é algo fácil, pois o cara não tem trabalho algum.

Agora você se dedicar a escrever algo bacana demanda tempo, escolher a foto, pensar se estar altura dos seus leitores, não é nada fácil. Tente fazer isto um dia.

O premio foi bacana mesmo. Só o Sim, Pessoas!

Abraço.

Anônimo disse...

Sabemos as dificuldades de manter um blog, o que vale é a aventura, rs
Parabéns pelo fenomenos...

bjos
Fulana e Beltrana

Anônimo disse...

Pessoas, mto bem!! Quem é vivo sempre aparece! rs! Mas o blog de vcs é show!! Sempre tento me atualizar aqui, mas tá difícil esses tempos! Aff!! De qq forma, eu imagino a loucura q deve ser... Até ter q deixar o Vascão escrever! Pense!! hehehe (brincadeira, Vascão! :))Saudade de vcs e até sábado (sem furos, prima)!! Beijos!!!

Aryana Penno disse...

Arraaaaaaam (*pigarreia para ser ouvida*)
Post muito bom mesmo, serve pro povo ver que nem semprea gente não atualiza porque não quer... as vezes a cuca não ajuda muito também, né?
E...
Adoro o blog!
E vocês sabem né?
Beijos

Antonio Ximenes disse...

Hey!!! Nina-Fenômenos.

Eu tô aqui pra agradecer a visita que cê fez lá no meu blogue "O Pitoresco"...

... não sei a causa do bloqueio ao teu comentário... mas tentarei resolver este problema.

Não vai ser isso que vai prejudicar nossa comunicação...

Curti tua página e vou ficar visitando.

Abração.

Antonio Ximenes disse...

Desbloqueio feito... rs