quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Minha irmã e as amigas com nomes toscos


Eu estava cuidando de minhas atribuições “estagiarísticas” aqui no QG dos Fenômenos - um triplex básico no Sudoeste - futricando alguns sites de fofoca em meu intervalo (aham!), e me deparei com a seguinte notícia: ** ATENÇÃO CONTÉM SPOILERS**

"Olavo descobre o verdadeiro nome de Bebel e debocha."

Não que eu me interesse por esta novela global (aham!), porque eu sei que quem matou a Thaís foi a mesma pessoa que matou a Odete Roitmann e o Irineu. Enfim, o que interessa é que eu cliquei no link e vi que o nome da personagem é Francisbel. Lasquei-me de rir. E fiquei viajando, tentando imaginar os nomes dos pais dela. Aquele nome só podia ser uma mistura. Dentre os menos esdrúxulos, cheguei à conclusão que o pai se chamava Francisco. A mãe só podia ser Isabel. Viajando mais ainda em meus pensamentos, o filho dela com o Olavo ia se chamar Francislavo ou Olisbel. Credo!

Depois dessa viajada na “maionegg´s”, lembrei que isso existe mesmo. Não é raro conhecer gente com o nome inventado ou misturado pelos pais. Como é que um pai, ou uma mãe tem a coragem de fazer isso com os filhos? Pior ainda, é o povo "menos favorecido." Incrível como eles acham o máximo os Maicons, Deividis, Stuartss, Rusevelts, Oliúdi (Hollywood), Sthephannies, Lindsay O´haras, Wendis, Jeniffers, Kellys. E tudo é sempre uma questão de homenagem. Já observaram a quantidade de Sandys que existem por aí? E as cadelinhas com nome de Sasha? Há aqueles que homenageiam os remédios. Abdoral, Torquatio são apenas alguns exemplos. E não poderiam ficar de fora aqueles nomes compostos pomposos (como os que a gente encontra na família da minha chefa Ninão), sem falar no meu caso, Vasconcelos R. Martins.

Antes de começarem a me zoar, informo que foi uma homenagem “clubística”. Meu pai, torcedor “cruzmaltino” que é, resolveu me "homenagear". Perguntei certa vez o porquê de não colocar somente Vasco (afinal, além de nome próprio, é assim que sou conhecido mundialmente) e ele respondeu: “Assim todos vão falar que eu sou fanático demais”. Não reclamo! Embora só tenha sobrenome, digo que tenho uma razão social e o nome fantasia. E as outras opções que não eram animadoras. Já pensou este estagiário aqui se chamando Mário Sebastian? (Pai = Sebastião Mãe = Maria). Ou Truti?(Truth = Verdade em inglês). Fico feliz por ter ficado sem nome. E acreditem isso não é nada, comparado aos nomes das amigas de minha irmã.

Minha irmã, Valéria Letícia, além de ter o nome composto é uma beata de igreja. Depois de fazer redução do estômago, ela emagreceu 50 kg. Perdeu a parte boa. Só restou “aporrinhação” naquele corpanzil obeso. Ela ainda anda com aquelas meninas feias, de pernas cabeludas, rechonchudas Parecem o Fat Family! E os nomes das beldades? Inacreditáveis! Certa vez, atendi ao telefone. A “desgrama” do outro lado da linha disse:
- Alô, aqui é a Marmeide. A Valéria está?

Quase morro de rir. Marmeide? A porra da mulher era um Changeman! E o pior é que Marmeide tinha mais duas irmãs: Miscoito (acreditem!) e Janaíres. Fiquei perplexo quando vi! Encontrei no círculo de amizade de minha querida irmã, nomes como Glaucineide, Glauciméia, Glaucimar, Gisléia, Francislaine, Albertina, Herondina, Belarmina e Leopoldina. Não sou preconceituoso! É porque na idade dela, devia estar rodeada por Danis, Patis, Caróis. São nomes básicos. Todo mundo conhece uma Carol. Mas é estranho. Ela só conhece essas meninas com nome de tia.

Um dia ela veio até meu irmão, Jiraya, e falou que uma amiga estava afim dele. Indagamos em uníssono:
- Qual é o nome dela?
Ela riu e disse:
- Ah, gente! O nome dela é Vivi!

Pronto! Aleluia! Finalmente uma amiguinha normal. Já podíamos imaginá-la conversando ao telefone com Vivi:
- Oi, amiga! Você vai à festa hoje? Vai todo mundo! A Bia, Carol, Paty, Jana, Bruna, Tati, Cris e Pri...


Que orgulho! Uma luz no fim do túnel. Mas meu irmão (muito do desconfiado) apertou:
- Valéria! Fala logo o nome dela, PORRA!

Valéria, toda sem graça, querendo rir, insistiu que o nome dela era Vivi e pronto. Não iria mais falar sobre isso. Perguntamos novamente:
- Vivi? Vivi de onde? Viviane, né? Talvez Vitória?
E ela, se acabando de rir, finalizou:
- Não! Vivi de Maria das Virgens!

20 comentários:

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Marmeide, Janaires, Miscoito...So perola, hein????

Mas o melhor e o "Truti". To passando mal aqui, imaginando a gente tendo que te chamar assim.

E na hora de explicar o que significa? "Ah! E verdade em ingles!" hahahahaha

Bom demais!!!

Beijos, Truti Jones

Antonio Ximenes disse...

Pessoas.

Eu ri muito.

Esse negócio de nome é muito sério.

Vocês já ouviram nomes como:

Agrícola Beterraba Arêa Leão;
Último Prazer da Família Almeida;
Castelina Castelo Branco...

... A Katiúscia Valéria perde para esse povo... rs

Aqui em Fortaleza... está acontecendo uma invasão de bebês com o nome de JÔNATAS... É MOLE !?!?

Legal demais.

Té mais.

Anônimo disse...

truti eh foda
meu pai tava fumando um so pode
sem explicação

o foda eh neguim me chamando de flamengoncelos..

ai eh o pior,,,

Dante Accioly disse...

Vou abrir meu coração. Meu nome iria ser Jusverri. Ok, podem rir... Riram? Beleza. Agora explico: Jusverri é a junção nada harmoniosa de duas palavras em latim: "Justiça" e "Verdade". Idéia de minha amada mãe, rapidamente demovida por meu amado pai. Dessa eu escapei. Mas minha mãe não desistiu. Um dia, foi convidada para batizar o filho de um casal de amigos. Eles pediram que ela escohesse o nome da criança. Ganha um doce quem descobrir o nome que ela escolheu. Jusverri, claro. O pior não é isso. Jusverri cresceu e teve um filho. O nome dele é Jusverri Júnior. Juro por Deus! Ah, outra história legal: um dia desses conheci um cara com um nome estranho: Adomervil. Fiquei com aquilo martelando a minha cabeça durante dias: Adomervil, Adomervil, Adomervil... "O que porra significa isso?", eu me perguntava. Até que escrevi o nome dele num papel e resolvi ler o contrário... Acho que a mãe dele era costureira.

Anônimo disse...

HAHAAHAHAHAAHAAH

Fala,Jusverri!!!!

(ainda estou tentando entender como se pronuncia).

Escapou por pouco, hein? hihihi

beijos

Anônimo disse...

auihaaoiuhauiahia

adomervil?
caraca esse tem cadeira cativa no circulo de amizades de minha irmã

jusverri?
caraca dante!
a gent eia ser qse xará
ambos teríamso algo relacionado a "verdade"

hauhoauiahia

Cris Martins disse...

Primeiro de tudo, tu é Martins? Seríamos nós parentes? hehehehe
Esse lance de nome é horrível mesmo.
Eu me chamo CRISTIANE ANDRÉIA MARTINS, mas como só minha mãe acha que Cristiane combina com o Andréia eu resolvi deixar a Andréia no armário e ficar só com a CRISTIANE MARTINS.
Mas devo dizer que a Marmeide foi impagável.
Bjo grande e como sempre me divirto muito por aqui.

Camilla Cândido disse...

Putz cada nominho hein?! Eu trabalhei uma época fazendo triagem de alunos na escola pública, recebia no início do dia uma listagem com o nome das crianças... os nomes eram os mais inúsitados, imaginem: Sandy Júnior da Silva (nome de uma menina), mas o pior mesmo foi Bussetilde Crizodomo...

Mandrey disse...

rapaz, esse estagiário merece um aumento!

hahahahahahhaha

Anônimo disse...

Hahahahahaha
Amei o desfecho... Mas Jiraya tb é mancada né? hehehehe

bjokas

Anônimo disse...

Um amigo meu tem um primo que se chama Raimer.

Filho de pai RAImundo e mãe MERcedes.

Pode?

Anônimo disse...

Gostei da nova foto. Mas acho que poderiam colocar umas fotos que rolaram 2h ou 3h depois desta foto aí! heheheheh... Com alguém desmaiadA.

Anônimo disse...

caro mandrey
infelizmente o arrocho aqui no qg dos felomenos tomou de conta

e o q eu ganho num da pra comprar nem um megadrive

ta foda

Anônimo disse...

malu
jiraya eh o apelido dele
homenagem as gormas "orientais" de meu irmao

Dahiana Penno disse...

É
tem cada um por ae msm
Oww e não é quem matou o Lineu?
hehehehe
=]

Anônimo disse...

eh memsooo
lineu po
foi mal

Germana Accioly disse...

Gente... será que eu me enquadro neste texto? criei um nome pros meus filhotes.....
Aguaçã..... um novo nome de família. Vem de água Santa, água sã e aguaçã. vocês acharam demais? será que os pobrezinhos vão sofrer quando começarem a ter " firma reconhecida"????
Eu não sei.... mas tenho orgulho de ter criado uma nova família. Dante Aguaçã e Luís Aguaçã. Daqui a uns anos, eles vão dizer que pai artista plástico e mãe jornalista é o fim.....
beijos.

Anônimo disse...

hohhuihiuh
mas pode ser nome indígena
"mim aguaçã vc jane"

Anônimo disse...

e a VIVI era maior gatinha.

vasco, Jiraia é o caralho.

ASS: Vinicius

Anônimo disse...

pow o pior é que tem um cara que é amigo do meu irmão que se chama 1 2 3 de oliveira 4.. haha..áh naum essa foi de mais pra mim agora Marmeide é foda viuU... srrs tô me matando de rir aki...beijoO a tOdos..até mais